sexta-feira, 3 de abril de 2009

"Uma nova liberdade"


Válido durante muitos meses: Durante este trânsito, você terá de enfrentar não só suas próprias inibições e auto-restrições como também as limitações que vêm de fora. Talvez tenha vontade de romper com todas elas a fim de ampliar seu raio de acção e fazer coisas que nunca pôde antes. Por outro lado, poderá optar por crescer dentro da estrutura de restrição, usando-a justamente para ampliar sua vida. Muito depende de seu próprio temperamento. E, em princípio, uma opção não é melhor que a outra, pois o parâmetro de avaliação deve ser o que é mais adequado a sua vida.

Caso você reaja tentando se libertar, vai sentir muita inquietação. Os factos lhe mostrarão que você negligenciou muita coisa que deveria ter sido feita. As estruturas de vida em que se prendeu lhe parecerão intoleráveis. Você não mais conseguirá aceitar barreiras como, por exemplo, as responsabilidades que vem cumprindo há anos, as obrigações onerosas e talvez um medo interior de romper com a ordem estabelecida. Por conseguinte, se reagir desse modo, este será o momento de ganhar uma nova liberdade. Isso geralmente se faz acompanhar de uma mudança de emprego ou de endereço ou de um rompimento de relacionamentos. E, por mais catastróficas que tais mudanças pareçam aos outros, geralmente elas são felizes e permitem que as coisas tomem seu melhor rumo.

Se reagir da segunda forma, embora também esteja buscando expandir sua vida e ganhar nova liberdade, por uma série de razões, não abrirá mão das estruturas de sua vida. Ao invés de jogar tudo para o alto, aproveitará cada chance de construir novas estruturas e de ampliar as que já existem. Nos negócios, por exemplo, poderá empregar este tempo para uma expansão cuidada e cautelosa. Você não se desgastará e tudo que construir agora, seja em si mesma ou no mundo exterior, será para durar.

Um comentário:

Alberto Campos disse...

Curioso...visto do inverno de hoje...